quarta-feira, 6 de maio de 2015

Livro- É Agora ou Nunca


E o quê que isso tem haver... com psicologia?


O livro "É agora ou nunca" traz temas que estão em voga, como o aborto, o câncer, o abuso psicológico que homens exercem sobre suas parceiras, preconceito, homossexualidade, entre outros, trata desses temas com muita leveza, nos fazendo refletir sobre como superá-los.
Quando falamos de câncer é como se parte de nós fosse sucumbida com o doente, o livro mostra como o vínculo entre as pessoas se torna ainda mais forte nesses momentos. É comum estas estórias serem utilizadas em muitos hospitais como exemplos num processo de humanização.
A humanização, juntamente com a empatia, é a capacidade que o indivíduo tem de se colocar no lugar do outro, de modo a acolhê-lo na sua totalidade, com as suas dores, alegrias,  resmungos e sensibilidade, sem julgar, dando o seu melhor para o conforto do outro.


 A dificuldade em chegar a um diagnóstico, devido a semelhança entre muitas doenças, faz com que aflore um preconceito muito comum entre as pessoas. No caso um personagem homossexual está com câncer, mas devido as escolhas sexuais dele, todos acreditam que se trata de AIDS. Quem nunca? O pré julgamento e o preconceito são tratados de forma central neste livro.
O aborto por sua vez é tido como muita acusação. A maior criminalização está na cabeça de quem o deseja praticar. E ai está outra função fundamental da psicologia, compreender as necessidades de cada indivíduo, sem julgar, vendo o como um ser único,  na sua totalidade de sentimentos, dores e alegrias.
Quando as pessoas se encontram numa situação como esta, se julgam constantemente. Nestes casos a psicologia auxilia a pessoa a se compreender com menos acusações, nosso pior inimigo está dentro de nossa cabeça, quanto mais guardamos os fatos mais alimentamos pensamentos autodestrutivos.
O livro com uma linguagem simples e com situações do cotidiano auxilia na compreensão dos limites do ser humano. 
Eu sempre acreditei que cada livro entra na sua vida com um propósito,  por mais que alguns tratem de temas totalmente fantasiosos, ainda assim estão ligados a algo da sua vida que precisa ser melhorado, digerido, que deva ser substanciado.

Dayane Rodrigues
Psicóloga Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário