segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O Envelhecer


Escreverei neste post sobre o filme Last Vegas. O filme com medalhões do cinema americano. É uma sátira sobre o envelhecimento. Na verdade termina sendo uma versão de Se Beber Não Case, na terceira idade.
Um quarteto de amigos encara vários desafios durante o filme, tem que lidar com fantasmas do passado, mas o problema maior e justamente a questão do envelhecimento e como estão suas vidas agora.
Billy (Michael Douglas) tem dinheiro, mulheres e é um tremendo bon vivant. Seus três amigos de infância não estão na mesma situação. Um (Robert De Niro) está de mal com ele, e é o mau humor em pessoa, o outro (Kevin Kline) vive a crise "da rotina" no casamento de 40 anos, enquanto o terceiro (Morgan Freeman) "sofre" sob os cuidados de um filho super protetor.
Há quem diga que os principais desafios na velhice, é lutar contra doenças crônicas e quedas, já que há uma inversão de papéis, a pessoa deixa de ser o cuidador, para o ser o que precisa ser cuidado. Neste ponto a autonomia do idoso é colocada em xeque, já que ele tem que dar satisfação de tudo que faz e existe uma marcação serrada, de forma que a infantilização do idoso muitas vezes se torna impossível.
Percebe-se, com eles, que a velhice se torna um momento negativo na história de vida de cada um. A velhice chega de forma despercebida nas nossas vidas, em um determinado momento podemos ser crianças e num curto período de tempo, já começamos, a ser cobrados com relação às coisas que fazemos.
As pessoas envelhecem de maneiras distintas, algumas lidam melhor, enquanto outras não suportam a angustia de ver o tempo passar. Alguns estilos de vida são impostos, a rotina passa a ser pijama, televisão e visitas ao médico. Mas, não se trata apenas de identificar quem se enquadra melhor nesse estilo, quem envelhece bem ou mal. O ideal é que o idoso tenha experiências emocionalmente ricas para partilhar e as continue a adquirir.
Infelizmente a sociedade valoriza muito a juventude, mas se percebe que cada vez mais, os idosos estão se capacitando para a realização das mais diversas atividades, desde a prática de esportes radicais a adaptação a novas tecnologias no mercado de trabalho.
As rugas não podem deixar de ser valorizadas, há muitas histórias nelas.
E você está envelhecendo direito?
Givaldo da Silva Costa Filho
Psicólogo Clínico
CRP 06-96511
givaldo20psc@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário