quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Moda Selfie



Selfie X Narciso

Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.
Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possui uma câmera incorporada, com um smartphone, por exemplo. Também pode ser tirada com uma câmera digital ou webcam. A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social como Facebook, Instagran ou Twitter, por exemplo. Uma selfie pode ser tirada com apenas uma pessoa, com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades.

Fonte-http://www.significados.com.br/selfie/

Segundo a mitologia existia uma ninfa bela e graciosa tão jovem quanto Narciso, chamada Eco e que amava o rapaz em vão. A beleza de Narciso era tão incomparável que ele pensava que era semelhante a um deus, comparável à beleza de Dionísio e Apolo. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso; e então daí o nome narciso à flor.

Fonte- Wikipédia


Apesar de não ter um smartphone, Narciso, foi uma das primeiras pessoas, que se tem noticia, a realizar uma selfie. Mesmo não estando interessado em divulgar sua imagem, apaixonou-se por si mesmo e não estava preocupado com a aceitação dos outros. Fato é, como muitas pessoas, ele é obcecado pela sua aparência.
As selfies já fazem parte do nosso dia a dia. Registrar a própria imagem em um bom  ângulo e postar na rede se tornou tão comum que poucos ainda não se renderam a essa forma de estar presente no seu círculo virtual.
As pessoas postam selfies de suas personas, intelectual, esportiva, relaxada, e como animais sociais, precisam ser aceitas pelos amigos e receber curtidas do que postou. Caso isso não ocorra, pode haver frustrações.
Recentemente o Jornal O Globo, publicou uma pesquisa sobre o assunto e outros fatores; oglobo.globo.com/sociedade/saude/com-febre-dos-selfies-cresce-numero-de-cirurgias-plasticas-nos-eua-12725349#ixzz3C4DiLFl9)

Com certeza há algo por trás desse comportamento. O que leva as pessoas a ficarem tão preocupadas com a própria imagem?
De alguma forma receber várias curtidas, chamar a atenção e ser admirado faz com que as pessoas busquem mais e mais por isso, parece haver um desejo pelo olhar constante do outro. Incorporada a essa febre, vieram situações vexatórias, como as Selfies em locais inapropriados, demonstrando que muito mais importante do que estar em determinado local, é mostrar para os outros que está. Um dos muitos exemplos foi a pessoa que tirou uma Selfie no velório de Eduardo Campos.


 Por que tanta promoção pessoal?

As pessoas estão cada vez mais expostas, como produtos num supermercado. E tal qual o produto que tem que estar no melhor local para que todos possam vê-lo, admirá-lo, comprá-lo e aprová-lo, as pessoas estão precisando mais e mais da aprovação do outro para sentir algum tipo de prazer. Está havendo uma terceirização de sentimentos, onde é necessário que o mundo externo me faça feliz, sem que eu me preocupe com o mundo interno. Até por que, a atenção dada a esse mundo interno pode causar incomodo e insegurança.
Arrisca-se muito quando se coloca a aceitação na mão de outras pessoas, pois estas pessoas podem não corresponder às nossas necessidades. Gerando uma frustração muito grande e sentimento de rejeição perante a sociedade, principalmente virtual. Com isso, percebe-se que as pessoas estão buscando inovações na hora de se clicar, estas inovações muitas vezes incoerentes, muitas vezes arriscadas e inoportunas.

E o que pode ser feito?

O mundo é real e não virtual, devemos estar atentos a nossa realidade e investir em nosso autoconhecimento. Assim, podemos estar cada vez mais situados em quem somos de verdade. As pessoas precisam de forma saudável se encontrar consigo. A psicoterapia de forma incondicional auxilia nesse encontro. Só o autoconhecimento pode nos ajudar a perceber quem nós somos. Assim, não dependemos das postagens, curtidas e comentários das redes sociais.
Narciso acha feio o que não é espelho

Givaldo da Silva Costa Filho
Psicólogo Clínico
CRP 06-96511
givaldo20psc@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Achei excelente.... no mundo de hoje a vida está sendo vivida virtualmente. Não se nota o que está acontecendo na nossa frente e sim registramos com uma foto e depois notamos o que havia no local de tão maravilhoso. Quando visualizamos a foto.

    ResponderExcluir