sexta-feira, 27 de março de 2020

Semana Sem Máscara

Esta foi uma semana muito atípica. Para mim e para muitas pessoas. E ao fim me pergunto! Será que estamos mesmo protegidos usando uma máscara?
Ouvi a expressão de uma pessoa que tenho muito carinho, “é estranho usar máscara, apenas nossos olhos ficam expostos”. Sim, e isso é muito real, humano e verdadeiro, pois os olhos não mentem, e apesar de tentarmos disfarçar nossa inquietude, diante de tudo que está acontecendo. Nós da área da saúde ficamos com os olhos expostos. E não dá pra disfarçar um olhar choroso, as lágrimas simplesmente caem teimosamente. Por mais que queiramos, não podemos esconder atrás de uma máscara aquilo que estamos sentindo. E diante de tantos sentimentos, trago aqui apenas o medo.
Pois, pasmem, fiquem sabendo que também o sentimos. E tudo bem assumir este dentre tantos sentimentos. Não podemos, nem devemos nos esconder atrás de uma máscara. Por vezes até gostaríamos de estar em casa e fazer coro com as pessoas que estão trabalhando na modalidade home office, mas para muitos de nós esta não é uma opção.
Para os que estão, saibam, que nós estamos aqui no “postinho”, UBS, Hospital ou qualquer coisa que o valha, sem nenhuma máscara, enfrentando de forma absurdamente cega este vírus. Sem saber se estamos contaminando, ou sendo contaminados pelos outros. Com medo, olha só que interessante, de voltar para casa e abraçar as pessoas que amamos (esta frase ouvi de uma pessoa do trabalho hoje).
Máscara nenhuma pode nos proteger do que sentimos

Givaldo da Silva Costa Filho
Psicólogo clínico
givaldo20psc@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. Ótimo texto!! Compartilho desse sentimento e admiro seu trabalho! Juntos somos mais fortes sempre! Gratidão 🙏🏻♥️

    ResponderExcluir
  2. Vivemos momentos impactantes no tempo presente. O que deve nos levar a pensar que somos obrigados a ter que parar por conta de um microorganismo invisível aos olhos. Muitos precisam continuar expostos ao risco maior como pelotão de frente em uma guerra que não são mais utilizados instrumentos nocivos à vida como bombas, mas numa guerra biológica, onde o homem pode ficar rendido por seu organismo não conseguir combater um vírus. Máscaras, álcool gel e todas as medidas possíveis para que ele não nos contamine e assim nos leve a morte... Mas carregamos algo também invisível aos olhos, carregamos a esperança e a fé, que nos leva a ser solidários, ter compaixão, coragem e sobretudo amor a vida... Dias melhores virão, e quando os olhos lacrimarem serão por sentimentos de gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que tem alguém que lembra que temos sentimentos. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Nossa que linda reflexão. Parabéns,suas palavras palavras expressa o nosso dia a dia,o nosso sentimento,o nosso pensar. 👏👏👏👏👏😍

    ResponderExcluir