quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Valores



Tenho um grande circulo de amigos, recentemente me rendi a alguns grupos do whatsapp apesar de ainda participar timidamente destes grupos por conta de uma resistência a esse tipo de contato. Já havia entrado em alguns anteriormente, mas depois de um tempo sai de forma despercebida, acredito que esse tipo de interação se não for bem utilizada causa um distanciamento nas pessoas.
Um dos grupos que participo atualmente (estou em poucos) teve um papel extremamente importante na minha aquisição de valores. Um dos principais valores que aprendi com estas pessoas foi a generosidade. Em todos os sentidos, me ensinaram e partilharam de tudo comigo, acreditem, até dinheiro, e olha que quando isso aconteceu eu conhecia eles a pouquíssimo tempo.
Acredito que hoje sou um psicólogo melhor por conta da generosidade destas pessoas que não tiveram medo de me ensinar tudo que sabiam. Transferindo para a vida corporativa/profissional e para a vida de um modo geral, as pessoas tem um medo gigantesco de serem generosas umas com as outras. De forma que com o ensinamento passado adiante, futuramente serão substituídas ao serem superadas. É um sentimento natural de preservação, pois precisa ser mais bem entendido e discutido, pois limita nosso aprendizado. Todos nós recebemos influências e aprendizados ao longo da vida, importante estar aberto a isso e não achar que o que sabe já basta e tão pouco privar as outras pessoas do conhecimento que temos. Com certeza dessa forma seremos melhores profissionais e pessoas.
Acredito que estas que pessoas que foram generosas comigo no passado e até hoje ainda são de alguma forma, também aprenderam algo comigo, pouco, devido a minha inexperiência na nova função, mas agradeço que o importante é que não se privaram de me ensinar. Não foi simplesmente uma troca, pois se fosse dessa forma não seria gratuito.
Uma das coisas que ganhei deles foi o carinhoso apelido de João, que muitos ainda insistem em me chamar, apesar de já saberem há muito tempo, meu verdadeiro nome Givaldo e meu apelido Novinho.
Gostaria de finalizar com duas frases que sempre ouvi de algumas dessas pessoas tão importantes na formação dos meus valores.

“João, é preciso ser misericordioso com as pessoas”
“Se posso ver ao longe, é por que subi no ombro de gigantes”

Givaldo da Silva Costa Filho
Psicólogo Clínico
CRP 06-96511
givaldo20psc@yahoo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário