sábado, 3 de outubro de 2015

Onde Vivem os Monstros



Recentemente por influencia de uma paciente assisti novamente ao filme Onde Vivem os Monstros e garanto que esta segunda vez foi muito melhor. Já havia percebido muita coisa na primeira vez que assisti ao filme, mas após uma sessão de terapia tive que assistir novamente e me pareceu outro filme.
Já pararam para se perguntar onde vivem os seus monstros? É uma pergunta extremamente difícil de responder, pois para saber onde eles vivem, precisamos primeiro saber quem são eles.
Quais são e onde vivem os monstros que são os nossos sentimentos? Qual é o peso deles em nossas vidas? Muitas vezes temos uma dificuldade muito grande em identificá-los. Talvez, quanto mais cedo nos dermos conta de onde vivem os monstros, melhor será o nosso amadurecimento.


Muitas vezes é melhor deixar isso de lado e não manter contato com o que nos incomoda, a psicologia chama isso de negação, mas é importante ressaltar que a psicologia não fica arrumando subterfúgios para justificar a resistência das pessoas, é apenas uma forma de entendermos melhor o contexto de toda uma situação opressora e se perguntamos sobre tudo isso, não é a titulo de curiosidade e sim necessidade de nomear o sentimento e saber qual o peso exato dele na vida do paciente, para que possamos fazer as associações corretas e dessa forma ter uma terapia muito mais assertiva. Os sentimentos existem, precisam ser descobertos, mas harmonia entre eles não ocorre de forma simples, há muitos conflitos.
            Quais são e onde vivem os seus monstros?

Givaldo da Silva Costa Filho

Psicólogo Clínico
CRP 06-96511
givaldo20psc@yahoo.com.br

Um comentário: