quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Psicoterapia Infantil




Quando se trata de psicoterapia para adultos, há sempre uma resistência muito grande, sempre vem carregada de ideias e preconceitos, uma preocupação irracional muitas vezes.
Mas, quando o assunto são as crianças, tudo muda de figura, há uma preocupação gigantesca por parte dos pais, porém,  eles se esquecem de dar atenção a sua própria saúde mental, sendo que a melhoria da criança, muitas vezes, para não falar que sempre, estará vinculada ao equilíbrio emocional de seus pais.
A principal referência das crianças, para o bem e para o mal são seus pais. O cuidar da criança implica em cuidar de si e procurar ajuda de um psicólogo para conseguir lidar com situações conflitantes do dia a dia, situações trazidas pelos próprios filhos. O vinculo da criança com o psicólogo leva certo tempo para ser criado e os pais não podem ver o psicólogo como um tutor da criança, visto que o tempo que este e outros profissionais passam com a criança é curto, obviamente os pais tem uma carga maior de responsabilidade na continuidade do tratamento e desenvolvimento dos filhos.
Não há um manual para a criação dos filhos e mesmo que não sejam pais de primeira viagem é muito difícil replicar as experiências do primeiro filho, no segundo e assim sucessivamente. Este é um erro que muitos pais incorrem e quando algo sai fora desse padrão a cabeça dos pais e dos filhos entra em parafuso.
Aos pais é importante não negligenciar a sua saúde mental, dessa forma estarão contribuindo para a melhora de seu filho.

Givaldo da Silva Costa Filho
Psicólogo Clínico
CRP 06-96511
givaldo20psc@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário