sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Vitimismo e Mimimis que nos cercam

No mundo de hoje parece que algumas pessoas, apresentam certa dificuldade de encarar a dura realidade da existência.
"De olhar para frente, de erguer a cabeça, prosseguir a viagem temporária e aceitar o processo metafísico". Preferem não acreditar em si, não valorizar capacidade de superação e de não querer transcender certas adversidades triviais.
É como se fosse --uma síndrome do coitadinho--, e que tem como traço, se vitimizar em determinadas situações, e sempre projetando dificuldades subjetivas no outro. Apresentam baixa tolerância à frustração ou se irritam quando percebem um questionamento/argumento contrário à sua forma de pensar.
Costumam externalizar essa dificuldades em falas do tipo: "Eu não gostaria de ter feito aquilo"..., "Aquela pessoa fez tal coisa comigo"..., "Não souberam me tratar com consideração". Enfim... estão sempre querendo uma atitude atenciosa e acolhedora, por parte do outro "um amparo ou uma muleta para se auto sustentarem emocionalmente" - diante de intranqüilidades.
Esse "vitimismo e mimimi's internalizado", em que o indivíduo não se permite romper, é porque só mira no problema e na crise que o aflige! Mas, não consegue focar, se compenetrar na resolução e simbolicamente está sempre esperando, uma solução miraculosa.
Assume resistências no sentido de investir mais em si, de querer aprender a se auto respeitar e assumir/lidar de forma congruentes, fases que realmente ocorrem situações desfavoráveis.
É claro! Que não podemos se apresentar, (COMO UM SER) que não se abala com nada, e sair julgando o processo de elaboração e sofrimento do outro. E que, realmente há pessoas, que são mais sensíveis e que não conseguem reagir a determinadas circunstâncias... aí é importante um suporte de um profissional.
Eu também me incluo nesse processo e acredito que muitos, já experienciaram algo parecido.
Nesse vitimismo e mimimi's habitado, há possibilidade de construir algo! Para que esse tipo de sentimento e comportamento seja derrotado.
Ah, até que eu gostaria de pontuar alguma forma, para lidar com essa questão... Mas, como eu acredito no potencial do ser humano, em superar-se! Penso que é melhor finalizar por aqui.

Luís Carlos

Psicólogo Clínico - CRP 6/95367

Nenhum comentário:

Postar um comentário