quinta-feira, 10 de março de 2016

Somatizando-se


Geralmente quando estamos diante de uma situação nova, o nosso organismo tende a reagir de forma diferente. Tentamos nos adaptar conforme o ambiente e todo o seu entorno, e essa adaptação gera um desconforto emocional, físico e psíquico; que somado podemos chamar de stress.
E nossa vida que é repleta de novas possibilidades e também de inseguranças, ansiedades e que fazem ponte com a vida profissional e seus desafios, núcleo familiar e suas decepções, relacionamentos amorosos e suas frustrações recheadas de angústias e mágoas.


E dependendo da forma como nos situamos e enxergamos a vida e a existência, o nosso corpo/organismo – reage com maior ou menor intensidade. E é nessa carga da nossa correria frenética, que são liberadas descargas emocionais, e nessa rede ansiogênica, aparece a somatização.
Que é a tendência de transferir para o corpo e que se manifesta em doenças ou sintomas – dores de cabeça, problemas gastrointestinais, dores musculares, taquicardia; entre outros sintomas. "E que pode não ser apontado por exames de fundo clínico".
Por vezes esses sintomas/doenças – estão expressando conflitos latentes/reprimidos, e que é uma forma, do nosso corpo alardear que não estamos bem emocionalmente.
Como resolver esses problemas do cotidiano e que somatizamos sem perceber? Buscar autoconhecimento, para assim adotarmos uma postura mais flexível perante situações e se reinventar diante do sofrimento do dia-a-dia. 
Luís Carlos
Psicólogo e Orientador Vocacional
CRP – 06/95367
Luiscarlos.psicologo@gmail.com

8 comentários:

  1. É importante ter acesso a conteúdos que possam ajudar as pessoas a reconhecerem seus sintomas para procurar a ajuda adequada. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renilda, pelo comentário e que é bem pontual.

      Excluir
  2. É importante ter acesso a conteúdos que possam ajudar as pessoas a reconhecerem seus sintomas para procurar a ajuda adequada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional o seu trabalho! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional o seu trabalho! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Conteúdo muito importante. Obrigada Luis! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem colocado e de forma bem pertinente um problema que interage incansavelmente em nosso dia a dia. Parabéns pela visão.

    ResponderExcluir