quarta-feira, 24 de julho de 2019

A Difícil Arte da Escuta

         
          Somos provocados a ter opinião sobre tudo e muitas vezes estas provocações nos levam a querer ter a última palavra. Dificultando assim o nosso aprendizado e mais ainda a nossa escuta que já é tão deficitária.  E esta é uma habilidade que podemos aprender e através desse aprendizado, entender melhor o mundo e as pessoas que nos cercam.
         Numa discussão, a maioria das pessoas escuta para retrucar e não para aprender, dessa forma perdemos a possibilidade de com muita tranquilidade dar respostas e manter diálogos adequados.
         Nos preocupamos sempre em ter razão e entramos em discussões como lutadores de MMA num octógono.
         
          Porém, estes lutadores estudam seus adversários antes de partir para o combate. Quando esta luta se inicia, há uma série de regras que devem ser seguidas para manter o Fair Play (Jogo\luta Limpa), o juiz está ali para assegurar que isso aconteça. Mas, no octógono da vida temos que aprender\entender que não há a necessidade de ficarmos com a guarda levantada e prontos para retribuir o golpe que suspostamente iremos receber.

Givaldo da Silva Costa Filho
Psicólogo clínico


2 comentários:

  1. Concordo, no início eu não sabia muito como isso funcionava, mas aos poucos fui aprendendo e ainda estou aprendendo a apenas deixar pra lá, ao invés de ficar retrucando e brigando pq aprendi que isso não faz bem para mim psicologicamente falando e no fim das contas aunica coisa que importa é o próprio bem estar.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, por isso que temos dois ouvidos e uma boca, por ser necessário e junto delas o cérebro, para ao ouvir algo primeiro pensar, depois julgar, aí decidir se vale a pena retrucar e só aí falar.
    Para tanto é necessário o auto conhecimento e auto controle.

    ResponderExcluir