sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Com que máscara eu vou?



Noel Rosa, um grande sambista carioca do inicio do século passado, escreveu a musica, Com Que Roupa Eu Vou? Parafraseando Noel, eu pergunto. Com Que Máscara Você Vai?
Aproveitando o carnaval e por sugestão de uma amiga psicóloga, escrevo hoje sobre máscaras. Que independente da festa pagã, deve ser usada por todos.
                                 (trecho do filme De olhos bem Fechados)
Ai está o grande conflito. Quando devo trocar de máscara? Muitas vezes não sabemos como lidar com determinadas situações ou ambientes e tentamos ser sempre a mesma pessoa. Mas, tal qual um ator, precisamos aprender a ser mascarados e ir trocando essa mascara com base na necessidade. E ser mascarado não pode ser visto como algo negativo, nem pejorativo, ser falso, no sentido literal.
Por exemplo, um homem que joga futebol a noite e depois vai pra casa, em cada um desses locais ele usa uma máscara, é importante que saiba a hora de trocar estas máscaras, para que não seja viril e agressivo com a esposa e carinhoso e amoroso com os amigos do futebol.
A máscara não é somente desenvolvimento de papéis distintos  em momentos distintos, também serve como uma defesa, que ao ser desfeita ou quebrada, desnuda a pessoa, tornando-a vulnerável, fato este muito incomodo. 
É saudável saber o momento oportuno de fazer essa troca, e até por vezes ficar sem máscara nenhuma, nem que seja para si mesmo, evitando assim o risco de não se reconhecer e fazendo de sua vida um eterno carnaval

Com colaboração de Psicóloga Cacau Puig

Givaldo da Silva Costa Filho
Psicólogo Clínico
CRP 06-96511
givaldo20psc@yahoo.com.br


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá June, que bom que curtiu o artigo, caso tenha alguma sugestão fique a vontade para indicar que tentarei responder o mais breve possivel

      Excluir